TRADUTOR - TRANSLATE

English French German Spain Italian Arabic

janeiro 30, 2010

A fotografia choca?

( COM SOM )

Como pode uma imagem tão forte, levar um júri a eleger um fotógrafo e a pô-lo nos pincaros do mundo!

A fotografia que pode levar um fotógrafo a um topo de carreira, poderá eventualmente arruiná-lo em termos morais e profissionais? ou será mais um triste exemplo, que a realidade presta ao imaginário?

E vocês fotógrafos amadores ou profissionais se tivessem este momento único, a fotografia que iria certamente impressionar o mundo, qual a vossa reação? Isso de certo modo vos incomodaria?

█║▌│█│║▌║││█║▌│║▌║█║▌▌│║▌║█║║▌

69 ► comentários:

  1. Jota Ene, isto me lembra do caso de um menino da Africa que se encontrava desnutrido e um urubuo preste a devora-lo...

    O fotografo tirou a foto, mas nada fez para ajudar a criança (pelo o que me lembro da história, o fotografo acabou se matando depois).

    Fique com Deus, menino Jota Ene.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. O que choca não é a foto é a atitude dela: em vez de salvar a menina fica de máquina fotográfica em punho e, ainda, tem o sangue frio necessário para tirar a foto. O que faz o dinheiro!!!

    ResponderEliminar
  3. isto tá porreiraço pah, adorei ver isto...

    ResponderEliminar
  4. Não seria capaz de fotografar uma situação destas!
    Nunca seria capaz de fotografar cenas de guerra e como esta então que é duma violência tal que só de ver sentimos horror!
    Eu sei que um fotografo tem o dever de denunciar... de informar... mas... penso que, ou fica destruído ou é de tal maneira ambicioso que é capaz de assistir a tudo como sendo "natural".
    É difícil dizer tudo o que sinto ao ver isto, esta ficou destroçada, e os que não ficam, será que ficam a ver o horror como natural?...
    Sinto pavor!
    Maria
    Eu já tinha visto este video e digo-te, senti-me muito mal.

    ResponderEliminar
  5. Pois eu vou contra a corrente dos comentários até aqui expostos.

    A fotografia pode chocar? Sim!

    Mas a fotografia também pode denunciar. Neste caso hipotético, se não existisse a fotografia, o Mundo poderia nunca saber que ali se matava crianças à queima-roupa.
    Podemos-nos lembrar do chamado "masacre de Santa Cruz", em Timor, se o jornalista não estivesse lá e documentasse o sucedido, ele nunca teria existido para todos nós.

    Se ninguém ouvir a árvore cair na floresta, será que ela alguma vez caíu?

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o ruimnm no aspecto de que é necessário documentar as atrocidades que se vão cometendo por esse mundo fora. Mesmo documentadas haverá daqui a uns anos quem negue que existiram, como acontece com algumas pessoas doentes (mentais, só pode!) que o estão a fazer relativamente ao holocausto.

    Só não concordo que as fotografias que chocam sejam as eleitas para ser premiadas. À custa da desgraça e infelicidade alheia premeia-se alguém???!!

    Bjs e abraços

    ResponderEliminar
  7. Belíssimo! Parece macabro dizer isto, mas é verdade! Penoso e doloroso será, certamente, carregar o peso da glória, pela vida fora!...
    ... até breve!
    Um abraço benfiquista, que a coisa hoje até correu bem!

    ResponderEliminar
  8. E quanto ao premiar de imagens chocantes, eu acredito que quem as premeia também está a tomar uma posição politica, ou não, da situação retratada. Dando destaque à fotografia, está a dar destaque à situação, que de outra forma poderia ser calada.

    Eu gosto muito de Sebastião Salgado, um grande mestre de imagens chocantes, de fome, escravidão, de abusos, de morte, de desgraça. É bom não fecharmos os olhos para a realidade que se vai passando mesmo ao nosso lado. Os prémios ajudam a abrir os olhos a muita boa gente.

    ResponderEliminar
  9. Meu querido, se eu continuar assistindo, eu não chego ao final. Eu amo viver.
    Beijos
    Renata

    ResponderEliminar
  10. RUIMNM:

    Amigo, terei que concordar com os teus 2 comentários. Sim, há que alertar consciências que realmente tudo isto acontece, pena é, como diz a Helena Paixão, estas fotos que eventuamente podem chocar sejam eleitas e premiadas, mas enfim, a vida continua :(

    ResponderEliminar
  11. Belo video, a fotografia tem que retratar a verdade que vivemos...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Ruimnm, desculpa discordar mas em vez de se premiar devia-se, isso sim, divulgar essas imagens pelos media. Tirando as pessoas ligadas ao mundo da fotografia, a informação das fotos premiadas não chega ao comum cidadão. Tenho a certeza que a D. Maria da padaria nunca viu uma única foto premiada a não ser que tenham aparecido nos media habituais :-((.

    Ah, não esquecer que a grande maioria da população não tem nem sabe utilizar a internet, outra das formas de divulgação das fotos premiadas.

    ResponderEliminar
  13. Credo! Jota, isto é ficção certo?

    Quão crueis podem ser as pessoas? Obcecadas com o seu próprio trabalho e nem salvam uma criança para ganhar um premio. Claro que depois chora... Não deve ser facil assistir assim à morte de uma criança...

    Sim, choca e muitoooo!
    Que horror!

    Besooos amigo *

    ResponderEliminar
  14. ººº
    HELENA PAIXÃO:

    Não querendo tomar o partido de ninguém, eu diria apenas, que concordo com o RUI quando diz que essas imagens devem ser divulgadas, concordo com a HELENA e volto a reiterar que as mesmas não deviam ser alvo de prémios ou iniciativas do género.

    ResponderEliminar
  15. vi.
    eu pensei em tudo...
    em tudo, vi uma lição - Quantas vezes presenciamos atos e nos abstemos? Quantas vezes deixamos de estender a mão?

    Um tiro?,... uma fotográfia?,... Um virar de costas?!
    Quantas crianças, que vemos sendo levadas pelas mãos com olhos de terror, depois de sair de dentro de carros suspeitos? Quantas crianças, jovens e adultos são mortos por falta de nós?
    Quantas vezes deixamos estas coisas acontecerem e nos fazemos de espectadores num filme de terror onde o limite do real e da fantasia pode fazer a nós uma das próximas vítimas?

    Um dia o outro pode se abster do socorro. Ai sentiremos, na própria pele o que é estar do outro lado.


    bjs.

    ResponderEliminar
  16. Ela fez o seu trabalho, afinal é uma profissional e labuta com coragem nos escombros do inferno. A fotógrafa mostrou para o mundo todo que só os idiotas fazem a guerra contaminando os seus soldados e tornando-os assassinos impiedosos de pessoas inocentes. Ela só reportografou a realidade. Quanto a entrega do prémio todos sorrindo, a cena foi nojenta, tanto que a moça não teve coragem de receber o mesmo. Abraço
    PS: Belíssima postagem...Criatividade é isso!

    ResponderEliminar
  17. Já conhecia o vídeo e devo dizer que a primeira reacção foi de choque.
    Também quis fazer um poste, mas não me senti à vontade para o fazer, talvez por achar que, só na própria situação é que uma pessoa sabe como reage. Adoro tirar fotografias, mas estou à vontade, porque sei que nunca estarei num cenário de guerra. No entanto, acho que compreendo o dilema da fotógrafa e o que ela sente e que a leva a sair da sala.
    No entanto, gente sem escrúpulos anda por todo o mundo e está presente em todas as situações. Será que já se esqueceram do artista que deixou um cão morrer à fome, em nome da sua arte?
    Um beijo
    Romicas

    ResponderEliminar
  18. já percebi que é ficção!
    mas está muito bom.
    acho que num cenário daqueles, ela foi para lá para fotografar, coisas que certamente não seriam bonitas, nem ela estava à espera disso.
    na situação em si, ela não podia fazer nada, a não ser fotografar, porque podia acabar morta também, que seria o mais certo.
    no fim ela chora, é normal, até nós ficamos com pena, sabendo que é ficção, ela chora, mas não é por ter tirado a fotografia, ela chora com pena da menina morta, e dos canários de horror que certamente não lhe saem da cabeça! e talvez ela não queira mais tirar esse tipo de fotografias...

    XOXO

    ResponderEliminar
  19. Excelente o video muito realista, acho que só vivendo a situação se teria a certesa do que cada poderia fazer, mas tirar a fotografia mesmo numa cena daquelas é preciso ter sangue frio, quanto a ir ajudar a criança não sei neste caso se não acabariam por ter duas pessoas mortas.Aquilo que a mim custa a entender é haver pessoas a praticar uma situação daquelas...

    ResponderEliminar
  20. Olhe, amigo!

    Eu sou macaco velho. Já tenho visto de tudo.

    Não sou capaz de lhe dizer se não me choca.

    Mas se sonhar com as imagens....

    é porque chocou!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Acho que os fotógrafos deviam sim tirar estas fotos para denunciar certas situações!... acho mesmo que se a senhora não tivesse ganho o prémio que iria ficar na mesma afectada pela situação... Afinal assistiu a tudo e nada fez para evitar!... Agora ser premiada pela foto?... Não sei... Sinceramente não sei!...

    Beijinhos ;P

    ResponderEliminar
  22. A imagem, como o ato me choca sim, lógico. Mas o fato da foto ter sido feita não. Supõe-se que a moça é uma fotógrafa profissional, em trabalho. É um trabalho certo? É um trabalho errado? Difícil dizer (entenda-se trabalho o fato de ter tirado a foto) alguém tem que mostrar ao resto do mundo as atrocidades que cometemos enquanto nos chamamos de racionais; alguém TEM que mostrar ao mundo que o quê anda acontecendo por ai vai muito mais alem do que futebol, cerveja, mulheres e festa.
    Não, não recrimino a moça, ela ai ou não a coisa teria acontecido do mesmo jeito, aliás, enquanto posto aqui, “a coisa está acontecendo”, ficar sentado na frente de um teclado somente falando (julgando?) é extremamente confortável e seguro não?
    Repudio sim quem elegeu a foto, isso não me parece certo, repudio sim o fato em sim, e repudio sim, quem somente fala e julga, sem levantar um dedo sequer para tentar reverter acontecimentos como esses, atrás da conveniente desculpa de não poder fazer nada a respeito.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  23. Ya conocía este impactante vídeo, Jota Ene.

    Plantea un dilema moral, en mi opinión, de fácil solución.

    ¿Qué debe primar más? ¿Qué es más importante? Una impactante fotografía o una noticia exclusiva que lleve a la fama o la vida?

    Sinceramente, la vida es lo más importante. Lo demás es efímero y puede crear cargos de conciencia insuperables.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  24. Ao fotografar a realidade, o resultado pode chocar, mas é a verdade.
    O que eu condeno, em ambiente de guerra ou de grande violência, é a encenação para obter imagens espectaculares. E isso já se verificou, até com fotos premiadas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Encararia como uma boa foto se existisse uma consequencia dessa foto... E consequencia seria uma punição para a crueldade que demonstra a foto.

    Desconheço o resto que se passou. Apenas sei que a fotografa poderia ter intervido...Mas caso tivesse intervido, será que ela propria estaria viva...??!!??

    Provavelmente nao!

    Vi há alguns dias uma reportagem feita pela BBC no Haiti em que o jornalista estando num local que estava a ser pilhado enterrompe a reportagem para apanhar um "puto" que ia a correr esvaido em sangue.

    O que me choca não foi ele ter ido ajudar a criança! O que me choca é isso ter continuado a fazer parte da reportagem uma vez que ele até larga o equipamento q estava a utilizar! Mas o camara man nao! Continuando a filmá-lo!

    O que é que aqui é noticia e o que é que é sensasionalismo?!
    A minha pergunta fica tb para a fotografa que tirou esta foto... O que é que é trabalho e o que é que passa a ser cruel e sensasionalismo.

    Aceitava uma fotogtafia com a criança com uma arma apontada à cabeça. E cada um de nós concluia o resto. Agora. uma crinça com um buraco na testa de uma bala disparada à qeima roupa...

    Não. Não gostei! Exagerou na reportagem! E nunca premiaria uma fotografia destas!!
    Existem limites que devem ser sempre respeitados!
    Uma vez que nao se fez nada com essa fotografia para apanhar quem tb foi fotografdo....

    Ana F
    www.anafonseca.net

    ResponderEliminar
  26. Extremamente chocante!
    Eu não poderia ser fotógrafa profissional.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  27. Pelos retratos cobro a partir de 20€. =) As pinturas em tela, é conforme o trabalho e a foto.
    Estás interessado? Se estiveres é só dizer.
    Vou agora ver o video.

    =)

    ResponderEliminar
  28. O que mais me chocou no vídeo foi a atitude da fotógrafa de ver a menina e não a ajudar, mas se ela a ajudasse também poderia morrer.

    ResponderEliminar
  29. Muito chocante!
    Mas podemos aplicar esse vídeo em diversas situações nas nossas vidas, será se não adotamos a mesma postura da fotógrafa diante de outros cenários? Quantas coisas tristes fingimos não vê, ou simplismente ignoramos. E não é em busca de glórias não, é simplesmente por nada.

    ResponderEliminar
  30. O que choca mesmo é a realidade, em algumas situações, como a guerra. O fotógrafo faz o seu trabalho, apesar de eu considerar que, muitas vezes, a presença da comunicação social "agudiza" comportamentos, neste tipo de cenários.
    Pessoalmente, choca-me muito mais que se aplauda e premeie a morte... ainda que saibamos que ela existe.

    Um beijo imensooooooooo, querido J.

    ResponderEliminar
  31. Hee amigo,

    acabei de chegar de uma viagem , vim toda serelepe ehhh....


    A fotografia em si pode ser um trabalho profissional até sem censura.O pior de tudo isso é a exibição da cena e premiar-se com tanta eloquência um quadro tão triste. A desumanidade está hoje no comportamento do homem na mídia, sem limites , disseminando a violência e o terror, como se na vida e no mundo só a violência tem valor.

    Beijos e boa semana!

    ResponderEliminar
  32. Jota!...vi o video e li alguns comentários...amo fotografia,mas nao seria capáz de fotografar tal ato... forte demais ,trágico! eu sairia correndo procurar ajuda,talvez até tentase de alguma forma ajudar eu mesma...uma criança? nao pensaria duas veses mesmo que fosse para perder meu trabalho,è Jota acho que eu nao serviria para ser uma fotográfa policial,ou mesmo profissional,sou sensivel a tudo,principalmente a dores e sofrimentos, adoro fotografar mas só coisas boas,embora vivamos num mundo de injustiças,tragédias e muita violencia nao fotografaria esse tipo de contecimento jamais!tentaria uma ajuda com certesa.
    As veses fotogrfia choca simmm!!!

    bjus em seu cuore meu querido!
    uma boa semana cheia de muito carinho pra ti.

    ResponderEliminar
  33. Choca, sim !
    Já tinha recebido este vídeo.
    Sei que é ficção.
    É um pouco tarde para chorar.
    Porque não agiu quando a miúda olhava para ela dizendo "please" ?
    Ela pedia ajuda e ela a negou.
    Para mim a vida vale mais do que uma fotografia !

    Verdinha

    ResponderEliminar
  34. [ekit]¿En qué Hola amigo, JOTA ENE.
     

     
    Precioso este TU blog.
     
    Te visualice en el de un amigo.
     
    Una pregunta amigo, portugués.
     
    ¿Me autorizas a publicar en el mío un Collage con una colección de estas tuyas.
     
    Te lo agradecería si me respondieras en positivo.
     
    Un fuerte y cariñoso abrazo, vecino Lusitano.
     
    Mirad, JOTA estos son mis blogs.
     

     
    Olá amigo, JOTA ENE.
     
    Seu blog esta preciosa.
     
    Eu visualizar em um amigo.
     
    Um amigo pergunta: Português.
     
    Tenho permissão para publicar a minha colagem com uma coleção dessas de você.
     
    Eu apreciaria se você responder positivamente.
     
    Um forte abraço amoroso, o vizinho Lusitano.
     
    Olha, estes são os meus blogs JOTA.
     

     

     
    http://esperandoqueescampe.blogspot.com/
     

     
    http://amaneceramanana.blogspot.com/
     

     
      pensando...?[/ekit]

    ResponderEliminar
  35. [ekit]seu blog é muito interessante,realmente as pessoas nao se importam com a vida do proximo,estamos vivendo nos ultimos dias desse sistema de coisas,so Deus por nós,vou seguir vc,meu nome é mily. 
    http://cantinho-da-mimi.blogspot.com/[/ekit]

    ResponderEliminar
  36. Penso que cada um de nós, no seu mais íntimo, se choca com o conteúdo desta peça, com tudo o que lhe está inerente. Este vídeo mostra também um pouco o quão cruel pode ser a carreira de um fotojornalista que opera em cenários de conflito. Certamente que existirá sempre uma dualidade de sentimentos nesse profissional: se por um lado um envolvimento emocional com a situacao em si, por outro o sentido de dever de denúncia de uma realidade que urge ser conhecida pelos que estão do outro lado, por aqueles que possam fazer algo para que a justiça se faça operar.
    Penso que um profissional nesta área terá que ser uma pessoa com muito sangue frio, tentando manter algum afastamento emocional com cada situação vivida no terreno, muito por auto-protecção, tal como outros profissionais que lidam directamente com criminosos ou doentes em fase terminal.
    Concordo inteiramente com o Ruinm e também eu acredito que, quando uma entidade premeia uma reportagem, está a tomar uma posição ético/politica da situação focada no trabalho do repórter e esse prémio pode bem ser uma poderosa arma de divulgação e alerta para o mundo dessa mesma situação.
    Acima de tudo, a reporter cumpriu a sua missão, relatar uma realidade que deveria ser denunciada e obviamente que não o fez a pensar em qualquer prémio que viesse a conseguir com o resultado do seu trabalho. Penso que não são os prémios que movem os jornalistas mas sim o sentido de cumprir a sua missão como mensageiros e relatores da realidade, seja ela qual for.
    Para resumir aquilo que penso acerca desta matéria:
    A fotografia/video/audio pode chocar?
    Certamente que sim, mas será o meio mais eficaz para combater a ignorância de uma realidade que urge ser denunciada e combatida.

    p.s: muitos parabéns Jota Ene, pela iniciativa de focar um tema como estes...

    ResponderEliminar
  37. Claro que choca... em todas as vertentes! Pelo acontecimento em si mesmo, embora já tenha visto imagens semelhantes em Noticiários...choca por ser uma criança que ainda por cima pede ajuda a um adulto...choca pela opção da jornalista( nem sempre uma boa fotografia ainda que premiada pode estar á frente de uma vida) choca pela grande festa, com palmas, sorrisos e glamour para premiar cenas que acabou com a morte inglória de uma criança...para que a jornalista brilhasse...Dir-me-ão "ela fêz o seu trabalho"! Era preciso denunciar...Moralmente, o trabalho tem de estar acima de tudo???
    Vamos supôr que a jornalista acudia a criança... a notícia seria veiculada na mesma e com um impacto muito maior ...pela positiva...
    Este é o meu humilde ponto de vista que "brinquei" aos jornalistas em Moçambique...
    Beijos Jota Ene (Gosto do sabor das tuas fotos)
    Graça

    ResponderEliminar
  38. Viva Jota
    choca sempre, mas a diferença entre um amador e um profissional é de que o profissional não deve de interferir, apenas contar uma história, enquanto que o amador não se depara com cenas destas, pois tenho a certeza que mesmo o profissional não gosta de estar perante estas situações, mas é necessário. O amador escolhe as situações que fotografa, o profissional não, e esta é a grande diferença.
    Quanto ao que faria, podia dizer muita coisa, mas acho que só o saberia no momento em que vivesse a situação.
    Cumps.

    ResponderEliminar
  39. perguntas a que só a profundidade do olhar resposde.
    e por aqui olhar é um apreender o mundo

    ResponderEliminar
  40. Defender a menina causaria a morte dela e a minha e eu não poderia mostrar isso ao mundo. Como profissional eu faria o que ela fez e na hora do prèmio teria a mesma reação dela ou pior. Você conseguiu criar polêmica importante, pessoas que não fotografam jamais entenderão! Brilhante edição! Abração

    ResponderEliminar
  41. Po Jota
    Demorei um pouquinho ,mas vim ver o vídeo . Choca sim como choca todas as barbaridades que temos presenciado a olho nú, sem fotos mesmo!Penso que é o trabalho da fotógrafa e se ela nao tinha como salvar a menina, usa como denúncia do crime.Fez o que todo profissional faz, o advogado também nao defende criminosos? o juiz nao dá veredictos nem sempre justos?
    Quanto ao prêmio, tenho dúvidas, talvez precisasse saber o que pesa pra um fotógrafo levar um grande premio, a beleza , a técnica usada ou a repercussão? como "quase " tudo na vida é cena de teatro, pode ser que a fotógrafa estivesse encenando também o choro, sei lá - nao gostei desse pedaço. , menos né? já fotografou, foi ao evento de premiação e pra que o choro? francamente!
    Mais bonito seria receber o premio e se posicionar como testemunha visual de um crime chocante pra que sejam tomadas medidas reais.Fugir, pegou mal. rsrs
    Jota, muito boa sua colocaçao e cada cabeça uma sentença... Abrços

    ResponderEliminar
  42. Ontem enviaram-me o vídeo que tu aqui tens, com a intenção de alertar para a violência de guerras e da maneira cruel como a comunicação social utiliza a informação.
    Já sabia o que ia ver, mas vi mais uma vez para analisar agora mais friamente.
    Friamente nunca me é possível ver este vídeo, mas lembrei-me dum filme, um dos melhores filmes que já vi "O Caçador", sobre a guerra do Vietname.
    Como sabes neste filme a violência não é pequena e no entanto, uma frase me ficou depois de o ver:

    "que se lixe..."

    Isto diz o militar regressado do Vietnam, aos rapazes cheios de alegria por ser a véspera da partida para a dita guerra, e que queriam saber como era aquele lugar onde se lutava pela Pátria, "América", não compreendendo o que aquele homem queria dizer.
    Traumas profundos, banalização do horror!
    Será que se evitam guerras com a divulgação da violência?
    Será que se alerta a Sociedade através da imagem ou se torna a imagem tão banal que já não nos faz diferença que seja exibida na hora das refeições, e a aceitamos como natural no dia a dia?
    Já ouvimos a notícia que o vizinho do lado foi morto num assalto em que lhe deram um tiro, com a maior das indiferenças, agradecendo aos Céus que já estão cegos e surdos por não termos sido nós.
    Para mim ela mereceria prémio se tivesse a coragem de se recusar a fazer qualquer reportagem de guerra.
    Vês como na entrega do prémio todos sorriam?...
    Queres mais naturalidade e banalização da situação...?

    ResponderEliminar
  43. Eu seria uma má fotografa... porque procuraria um pau e dava na cabeça daquele imbecil

    ResponderEliminar
  44. Cara adorei suasfotos, espero que não ligue de seguilo neste blog ^^...

    ResponderEliminar
  45. Jota, desculpa só vir agora, mas como sabes ando a mil!
    Sobre a foto/prémio:
    Eu não teria sobrevivido a esta foto, das duas uma: ou morria a tentar salvar a menina ou morria de dor por não ter conseguido fazer nada...
    beijos dos meus...

    ResponderEliminar
  46. Jota,

    Cá estou de novo, agora com mais tempo para comentar o post.;((

    Por partes é assim, a minha modesta opinião, como pessoa normal ao ver o video, chocou sim (ainda levou umas horas para deixar de pensar nequelas imagens).

    Se fosse profissional:
    É o seu trabalho mostrar o horror que é o dia a dia nos cenários de guerra.

    Se tentasse salvar a menina ficava lá também, por essa razão ela continou para mais tarde poder mostrar.

    Receber o prémio não ia.


    Beijo

    ResponderEliminar
  47. Olá, gostamos bastante do seu blog. Confere o nosso pra ver o que acha. Tem muita coisa bacana!
    abraço

    ResponderEliminar
  48. Chocada e muito! Não sou profissional e portanto os meus temas não são de guerra. Que odeio profundamente! Prémios também não me dizem nada. Sempre trabalhei por gostar. Recebi um grande prémio de Design e sinceramente não me afectou... Até me esqueci rápido. "Nem só de pão vive o homem..."

    ResponderEliminar
  49. Bem, tudo isto é muito subjectivo... Mas a mim incomoda-me que alguém, fotografo ou não, não ajude sempre o próximo. Deixar alguém morrer só para tirar o boneco perfeito acho que é algo de inimaginável para mim. Nenhum prémio ou dinheiro do Mundo iria fazer com que eu deixasse alguém morrer. Não sei se alguém o faz ou fez e sinceramente prefiro nem saber. Acho que no final, a consciência de cada um acaba por falar mais alto...

    Um grande abraço, e que grande post este! ;)

    ResponderEliminar
  50. Mas eu fico aqui a pensar...o que ela poderia ter feito, além de n tirado a foto? Se ela intervisse, morreria também não? Eu n sei o que dizer, só sei que só o fato de observar a cena do cara discutindo com a garota e arma apontada em sua cabeça já me chocou...eu n teria tido estômago pra ficar até o final...polêmico o assunto.

    ResponderEliminar
  51. é um prazer visitar seu blog
    Greetings from Reus Catalonia
    obrigado

    ResponderEliminar
  52. O que ela poderia fazer? Poderia ter tentado distraí-lo, se morresse seria por uma causa nobre, mas ganhar um prêmio em nome da profissão por fotos com tais imagens, é para mim no mínimo degradante, pois antes de tudo devemos ser humanos. Bjok.

    ResponderEliminar
  53. de arrepiar ..... e mais ainda porque de certeza se está a passar o mesmo em algum canto deste miserável mundo ..... um abraço

    ResponderEliminar
  54. Jota,
    O filme está espectacular, e deixou-me sem palavras. De facto a fotografia tem uma força e um impacto incrível, mas na minha opinião não vale tudo para se conseguir o tal click, porque por muito valor que esse click possa ter, não vale seguramente uma vida.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  55. É duro demais para ser verdade, mas infelizmente acontece, se servir para abrir os olhos ao mundo da crueldade dos homens, mas deve ser uma mancha do clik do olhar para todo o sempre do fotografo, que mesmo sem nada poder fazer também nada tentou e viu uma criança a ser morta de forma tão animal

    ResponderEliminar
  56. [ekit]Respondendo...
    Achei o video chocante, apesar de previsível, e não chocoante o suficiente para não o ter postado. Aliás, achei que veio bem a calhar. O grande questionamento: O que dignifica uma vida? Salvar outras vidas, ou a fama e o sucesso? pois é.
    Um café![/ekit]

    ResponderEliminar
  57. Andas desaparecido??

    Voltei para te dizer que o outro dia lembrei-me deste teu post, e de alguns dos comentários que por aqui li... Estava a ler um livro que, de alguma forma, aborda esta questão, "O Pintor de Batalhas", não sei se conheces... eu gostei muito.

    Um beijooooooooooooooo para a tua semana, Jota.

    ResponderEliminar
  58. Jota, agradeço-te os teus sempre simpáticos comentários, mas mais que eles gosto das tuas fotografias. Essas sim encantam-me e estou sempre à espera de nos mostrares mais uma.
    Será pedir demasiado?...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  59. Sí, fotografiar choca cuando estás en un escenario que no puedes controlar; fuera de un studio, por ejemplo.
    Pero si le choca y se le hace difícil al fotoperiodista, le pasa igual a su contraparte. Yo no he estado en guerras, pero sí en situaciones de muchos muertos y desgracias; de niños moribundos; de mujeres vejadas... con libreta en mano, que es más difícil que con una cámara.
    Y verdaderamente que nos afectamos, no puede ser de otra. Somos humanos.
    Gracias por presentarnos la pieza. No la conocía
    Saludos

    ResponderEliminar
  60. NOSSAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Tou aqui arrepiada...
    Se dependesse de mim, este momento jamais teria sido fotografado, pois provavelmente morreriam eu e ela.
    Demorou para a fulana se dar conta do preço a carregar eternamente , face a um premio recebido.
    Choro atrasado este...
    Beijão gato!
    T I N I N

    ResponderEliminar
  61. Já tinha passado por aqui e visto...mas não consegui comentar nessa altura...tinha de assimilar o que vi! ainda ponderei sobre o comentar, eu uma simples cidadã (e que gosta de fotografia) mas por isso mesmo decidi aqui voltar...Há uma grande diferença entre fotojornalismo e sensacionalismo...há que denunciar sim e se não fossem os jornalistas e fotógrafos não se saberia o que se passa...mas que consequências das fotos? alguma coisa muda realmente? os políticos alteram as suas "relações diplomáticas" em países que cometem estas barbáries? o que realmente muda? de tanto vermos repetidamente imagens como estas, e nada mudar, há o risco de insensibilidade...é mais uma...é mais uma tragédia...chora-se, reza-se, fazem-se discursos...é mais uma! Prémios para fotos como esta não deviam existir pois acabam por ser perniciosos...os media deviam amplamente divulgar mas não a prémios! É éticamente reprovável na minha modesta opinião, ganha um com a perda de outro! este vídeo permite de uma forma brutal, apresentar a dicotomia de sentimentos em cada fotógrafo e reflectir sobre as acções posteriores, reflectir sobre "este" mundo do fotojornalismo...que nem sempre é claro! Denuncia mas não ajuda! Acho que a questão essencial está na atribuição do prémio, na festa em redor, na "normalidade" das atitudes, das posturas...e cada um saberá como lidar (ou talvez não) quando decide apresentar para prémio fotos assim...e páro aqui! até para reflectir também sobre o que digo...também é preciso!
    Parabéns por trazer este assunto para reflexão...até breve

    ResponderEliminar
  62. Jota,
    À falta de novidades pelos teus blogues, deixo-te um forte abraço.

    ResponderEliminar
  63. I am speechless.

    Thanks for the video ... I have to think about what I just saw.

    ResponderEliminar
  64. É uma situação atípica, por isto muito difícil de ser comentada. Não me imagino estar ali... Imagino a dor de quem vê algo assim e a dor das que estão 'em guerra'! Imagino também o quão selvagem é o homem... homem que mata... homem-verme, homem-robot... No lugar de seu coração deve haver... alguém sabe me dizer?

    Esse vídeo - real ou fictício - dá uma reviravolta em nossa cabeça e nos faz ver a condição humana... bem precária, não é?

    ResponderEliminar
  65. Txi! Caramba!
    Eu acho que a foto (se fosse eu a fotografa) não sairia...Tenho a certeza de que...eu morreria com a criança!
    Parou...pensou por segundos...E continuou!
    Impressionante! Grande exibicionista!
    Estou chocada! Com um nó na garganta!
    Este nosso mundo de egoísmos...de falta de humanismo!
    Não conhecia o vídeo!
    Vou colocar no meu blog também! Não se importa, certo?
    bgda pela visita
    besito e boa semana
    Txi! Já não vou dormir!
    :(

    ResponderEliminar

 
Clicky Web Analytics